domingo, 6 de novembro de 2011

corpo estranho


 A bíblia claramente fala-nos com propriedade a cerca do corpo de cristo que naturalmente é composto pelos membros e cristo é o cabeça, logo a ideia de corpo passa-nos a mensagem de unicidade, harmonia, união, fraternidade, interatividade e atividade vital de todo o ser, e todos os membros trabalham para o equilíbrio do mesmo ainda que este esteja apagado(dormindo)RM 12.5, EF 4. 14, 16.

muito bem, feito a introdução bíblica vem as esquisitices (acabei de inventar esta palavra não sei se ela existia antes) que estou percebendo: quem faz de fato parte deste corpo? certamente aqueles convertidos em cristo e não necessariamente aqueles que desceram as águas( pois muitas pessoas se converteram e foram impedidos de cumprir este ordenamento de cristo por vários motivo: são juntas ou amigadas, não houve ainda o ritual do batismo(realização) e etc...

logo estas pessoas recebem a nomenclatura de congregados, por não serem batizadas nas águas não podem cear, onde estar escrito que para participar da ceia ou ser membro do corpo tem que primeiro ser mergulhado nas águas ou ter aspergido sobre sua cabeça um pouco d´agua por um sacerdote? A palavra que conheço é: examine o homem a si mesmo, e este exame é através do método bíblico.( será que os apóstolos foram batizados? talves sim, pois segundo os evangelhos eles batizavam).

Se estes batizados são agora membros e os congregados não, por que a maioria dos assim chamados membros não estão vivos? não exercem nenhuma função neste corpo? não oram, não pregam, não contribuem, não zelam pelos materiais da congregação que supostamente são membro, não visitam, não respeitam sua liderança, dão mal testemunho em todos os ambientes de convivência, são mentirosos, ladrões, fuxiqueiros e nisto nós vamos muito longe sobre as macacadas destes. 

se fosse um corpo defeituoso( com AVC, deficiência física) eu ficaria calado, mas o corpo que estou me referindo é o corpo de cristo, portanto perfeito.

Acho que esta invenção é no mínimo dotada de ego, e ego coletivo pois afeta a maior parte do mundo gospel, no contexto atual vejo o membro como aquele que se comporta como dito na introdução da reflexão, estar fazendo alguma coisa seja ela qual for para o bom andamento do corpo, seja atividades não perceptível por olhos naturais, mas que se tem a certeza da prática pelo bom funcionamento do corpo, caso contrário estaria doente, atividades do tipo: intercesória, visita, limpeza, contribuição financeira, evangelismo pessoal com a fala ou comportamento, este sim é um membro do corpo de cristo assim como aqueles que estão aparecendo na frente, todos completam o corpo seja unha, dedo, pé, mão, olho ou cabeça, todos juntos formam um corpo.

Uma pergunta que pode estar sendo direcionada pela natureza egóica de partes interessadas é: quantos membros tem na igreja que tu dirige, frequenta ou se congrega? 10, 20 , 5 mil ...,
será tão fácil assim com o uso da matemática responder esta pergunta após esta reflexão? hoje consegui discernir uma coisa: joio e trigo crescem juntos, a arvore que não produz é cortada fora, e pelo fruto a mesma é conhecida, num ajuntamento de pessoas existem o corpo dotado de membros e os frequentadores que somam mais um na multidão, nada alem de um número.
muitos são chamados mais poucos os escolhidos, poucos reconhecem e se lançam ao mar. um abraço joanino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário